#BrasileirãoFreak – 09/11

brasfreak

Estamos perto do fim! O fim está próximo! Apocalipse? Não, o Campeonato Brasileiro em suas séries A e B. Temos apenas quatro rodadas pela frente. Na Série A, estamos perto de confirmarmos o campeão. Na B, o acesso e os rebaixamentos vão se afunilando. Esta é uma rodada antes de uma breve parada para as Eliminatórias para a Copa do Mundo, o que significa que não teremos a seção na próxima segunda, mas ela volta na outra semana quase que certamente com campeão. Chegou a hora das decisões. Com isso, é hora de #BrasileirãoFreak no ar!

Série A

– O Corinthians alcançou a média inglesa, que no Brasileirão é igual a 76 pontos. É a pontuação considerada mínima para vencer o campeonato. Só o Atlético-MG também pode alcançar esta pontuação, mas teria de vencer todos os jogos. Isto faz o título corintiano virar questão de tempo. Algo na casa de 99,99%.

– Matematicamente, o Corinthians já garantiu ao menos o segundo lugar. Para ser campeão, basta vencer o próximo jogo, só no dia 19 de novembro, contra o Vasco no Maracanã, ou que o Atlético-MG perca algum ponto contra o São Paulo no Morumbi. Sempre lembrando que as possibilidades vão sempre ficar mais estreitas a cada rodada que passar.

– O Corinthians é o Atlético-MG já garantiram G4 e são os dois primeiros brasileiros garantidos na próxima Libertadores. Para o Figueirense, 15.º, Libertadores já era.

– Os 46 pontos do Atlético-PR podem ser considerados como libertadores contra o rebaixamento. E é justamente o máximo que o Goiás, primeiro na ZR alcança. Torcedor do Furacão pode parar de olhar para trás.

– A briga contra a degola se concentra do 13.º lugar para baixo. Fluminense e Chapecoense podem garantir salvação já na próxima rodada. O lanterna Joinville pode ter seu rebaixamento confirmado em duas rodadas se os resultados não funcionarem. Didaticamente, foram dados 45 pontos para a salvação no início do Campeonato. Há a possibilidade de ficar na casa dos 40 pontos.

– A tabela possui os seguintes buracos: 1-Corinthians >11 pontos> 2-Atlético-MG >6 pontos> 3-Grêmio >5 pontos> 4-Santos; 8-Ponte Preta >4 pontos> 9-Palmeiras; 14-Chapecoense >7 pontos> 15-Figueirense.

– Estão no apogeu, além do líder Corinthians: Santos (4.º), Internacional (6.º), Cruzeiro (10.º).

– Está no perigeu, além do lanterna Joinville: Fluminense (13.º), apenas.

Régua dos Pontos

 

76 a 88: Corinthians (LA)

65 a 77: Atlético-MG (LA)

59 a 71: Grêmio

54 a 66: Santos

53: a 65: São Paulo, Internacional

52 a 65: Sport

50 a 62: Ponte Preta

48 a 60: Palmeiras, Cruzeiro

47 a 59: Flamengo

46 a 58: Atlético-PR

43 a 55: Fluminense, Chapecoense

36 a 48: Figueirense

35 a 47: Avaí

34 a 46: Goiás, Coritiba

33 a 45: Vasco

31 a 43: Joinville

Série B

– Ninguém está dentro da média inglesa e só o Botafogo pode alcançá-la, apenas se não perder mais pontos, o que mostra que a Série B é bem mais equilibrada que a A.

– O Botafogo garantiu o oitavo lugar, mas pode conseguir o acesso na próxima rodada com uma vitória sobre o Luverdense na terça-feira ou conte com uma combinação de resultados que corte a pontuação máxima do quinto colocado, atualmente o Náutico.

– Ninguém subiu ainda. O que é certo é que Paraná, 12.º colocado, já não alcança o G4.

– Matematicamente salvo está o Luverdense, que não é mais alcançado pelo Macaé. Pela projeção de pontos, o CRB pode respirar tranquilo.

– O Boa é o segundo rebaixado, não alcançando mais o Ceará, o primeiro fora da ZR. O ABC pode ser o terceiro rebaixado na próxima rodada caso Ceará ou Macaé vençam ou o ABC perca para o Bahia na Fonte Nova. Um empate na Fonte Nova pode ser fatal se Ceará ou Macaé fizerem ao menos um ponto na rodada.

– A tabela possui os seguintes buracos: 1-Botafogo >5 pontos> 2-América-MG; 3-Vitória >5 pontos> 4-Santa Cruz; 10-Luverdense >4 pontos> 11-CRB >4 pontos> 12-Paraná; 15-Criciúma >4 pontos> 16-Ceará; 17-Macaé >10 pontos> 18-ABC >4 pontos > 19-Boa.

– Estão no apogeu, além do líder Botafogo: América-MG (2.º), Bragantino (6.º).

– Estão no perigeu, além do lanterna Mogi Mirim: Macaé (17.º), apenas.

Régua dos Pontos

 

65 a 77: Botafogo

60 a 72: América-MG, Vitória

55 a 67: Santa Cruz, Náutico

54 a 66: Bragantino, Sampaio Corrêa, Bahia

52 a 64: Paysandu

51 a 63: Luverdense

47 a 59: CRB

43 a 55: Paraná, Atlético-GO

42 a 54: Oeste, Criciúma

38 a 50: Ceará, Macaé

28 a 40: ABC

24 a 36: Boa (R)

22 a 34: Mogi Mirim (R)

Freakadas Alheias

Esta seção aqui é para quem postar a tag #BrasileirãoFreak no twitter. A cada semana, o blog reproduzirá algumas aqui com estes dados. Se ninguém postar na semana, a gente repete este texto. ¯\_(ツ)_/¯

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Numeralhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s