#BrasileirãoFreak – 02/11

brasfreak

Salve! Salve! Estamos de volta! Segunda-feira, feriado, mas o #BrasileirãoFreak segue firme rumo ao fim da temporada. O Corinthians está uma mão, quatro dedos e duas falanges no título da Série A, assim com o Botafogo abriu uma margem confortável na B. Cada time joga mais cinco vezes, isto é, 15 pontos por disputar, o que significa que situações definitivas, como o rebaixamento do Mogi Mirim para a Série C, serão sacramentadas cada vez mais. Vamos aos números:

Série A

– O Corinthians é o único operando dentro da média em termos relativos e só precisa de três pontos para chegar em termos absolutos. O único que pode alcançar esta marca é o vice-líder Atlético-MG, que teria de vencer todos seus jogos que restam.

– O Corinthians garantiu ao menos o terceiro lugar, mas poderá ser campeão na próxima rodada se vencer o Coritiba e o Atlético-MG não vencer o Figueirense. Caso esta combinação não ocorra na próxima rodada, teremos mais quatro rodadas e a margem para que o título corintiano tornar-se-á (deve ser a primeira mesóclise que você lê em muito tempo, acredito) maior ainda que os 99,9% que apontam os matemáticos de verdade.

– Curiosamente, o Corinthians é o único time já garantido no G4 e na Libertadores por consequência. O 15.º colocado, o Figueirense, já não alcança mais o G4.

– Com 50 pontos, a Ponte Preta, sétima colocada, está livre do rebaixamento. Pela projeção do início do campeonato, de 45 pontos para a salvação (na verdade, precisará de menos, mas manteremos apenas por questões didáticas), o Cruzeiro, 10.º colocado, pode se considerar tranquilo.

– Ninguém ainda está rebaixado. O lanterna Vasco, em teoria, pode ser até oitavo colocado. Porém, pela projeção máxima de pontos, teria de fazer uma arrancada praticamente perfeita para se salvar na última rodada. Algo padrão Fluminense de 2009.

– A tabela possui os seguintes buracos: 1-Corinthians >11 pontos> 2-Atlético-MG; 3-Grêmio >6 pontos> 4-Santos; 14-Chapecoense >4 pontos> 15-Figueirense; 18-Coritiba >4 pontos> 19-Joinville.

– Estão no apogeu, além do líder Corinthians: Santos (4.º), Internacional (6.º), Cruzeiro (10.º).

– Está no perigeu, além do lanterna Vasco: Atlético-PR (13.º), apenas.

Régua dos Pontos

73 a 88: Corinthians

62 a 77: Atlético-MG

59 a 74: Grêmio

53 a 68: Santos, São Paulo

50 a 65: Internacional, Ponte Preta

49 a 64: Sport

48 a 63: Palmeiras

45 a 60: Cruzeiro

44 a 59: Flamengo

43 a 58: Fluminense, Atlético-PR

40 a 55: Chapecoense

36 a 51: Figueirense

35 a 50: Avaí

34 a 49: Goiás, Coritiba

30 a 45: Joinville, Vasco

Série B

– A Série B está bem mais equilibrada. Ninguém está dentro da média inglesa em termos relativos e em números absolutos o líder Botafogo, único que pode alcançar a marca, só chega aos 76 pontos com no mínimo mais três vitórias e dois empates nos próximos jogos.

– O Botafogo tem ao menos o nono lugar garantido. Por outro lado, pode garantir o título em duas rodadas.

– Por consequência, ninguém garantiu o G4/acesso ainda, porém o Botafogo pode fazê-lo já na próxima rodada com uma combinação de resultados.

– Com 51 pontos, o Bragantino, nono na tabela, já está livre do rebaixamento. Pela projeção de pontos, o décimo colocado, Luverdense, pode respirar tranquilo. Mas note que a projeção de 45 pontos do começo do campeonato será mais que suficiente, com primeiro time salvo com alguns pontos a menos ao fim da 38.ª Rodada.

– O Mogi Mirim é o primeiro rebaixado, pois só chega a 37 pontos e o Macaé, primeiro que se salva até o momento, tem 38. Boa e ABC podem ser rebaixados na próxima rodada.

– A tabela possui os seguintes buracos: 1-Botafogo >8 pontos> 2-América-MG; 10-Luverdense >4 pontos> 11-CRB; 17-Ceará >7 pontos> ABC >4 pontos> 19-Boa.

– Está no apogeu, além do líder Botafogo: América-MG (2.º), apenas.

– Está no perigeu, além do lanterna Mogi Mirim: Macaé (16.º), apenas.

Régua dos Pontos

65 a 80: Botafogo

57 a 72: América-MG, Vitória

54 a 69: Bahia

53 a 68: Sampaio Corrêa

52 a 67: Santa Cruz, Paysandu, Náutico

51 a 66: Bragantino

48 a 63: Luverdense

44 a 59: CRB

43 a 58: Paraná, Atlético-GO

41 a 56: Oeste

39 a 54: Criciúma

38 a 53: Macaé

35 a 50: Ceará

28 a 43: ABC

24 a 39: Boa

22 a 37: Mogi Mirim (R)

Freakadas Alheias

Esta seção aqui é para quem postar a tag #BrasileirãoFreak no twitter. A cada semana, o blog reproduzirá algumas aqui com estes dados. Se ninguém postar na semana, a gente repete este texto. ¯\_(ツ)_/¯

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Numeralhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s