Como um time amador se prepara para a temporada – Parte 1 – Conhecendo o Urano

Esta série é uma parceria nossa com o Última Divisão. Confira aqui o link onde foi publicado primeiro.

 

Começamos hoje uma série em quatro capítulos sobre a preparação de um clube de futebol amador de Curitiba para uma nova temporada. Para isso, escolhemos um clube para ser o nosso exemplo, o Urano. Por que o Urano? A escolha deve-se a ser a equipe da Vila São Pedro uma força tradicional, mas que passa por uma transição após anos de glória recente. Além disso, não disputa nem a Taça Paraná, o estadual de Amadores, e nem a Copa de Futebol Amador, torneio criado para movimentar as equipes que não jogam a Taça Paraná no primeiro semestre. Para completar, está longe de ser um endinheirado como o Trieste, Iguaçu e Santa Quitéria, equipes que levaram o orçamento do futebol amador a outro nível.

 

Portão do Manecão, campo do Urano, anexo à sede do clube

Portão do Manecão, campo do Urano, anexo à sede do clube

 

O Urano foi fundado em 20 de agosto de 1968 e tem seu estádio no coração da Vila São Pedro, trecho sudoeste do bairro do Xaxim, na Zona Sul de Curitiba. A Vila São Pedro experimentou um boom populacional a partir da década de 70, quando a quebra da cultura do café no Norte do Paraná provocou um grande êxodo da região para a capital.

A sede do clube e o estádio Manoel Garcia de Andrade, o Manecão, nome de um antigo presidente do clube, ficam na Rua 1.º de Maio, a principal da vila, que liga a Linha Verde, que separa o Capão Raso do Xaxim ao Ribeirão dos Padilhas, afluente da margem direita do Iguaçu.

 

Visão interna do Manecão

Visão interna do Manecão

 

Onde hoje tem um gramado, já foi um campo de terra apelidado de Vermelhão, cor que o solo tinha, puxando para o alaranjado. A evolução estrutural acompanhou a entrada do time na Suburbana, o Campeonato Amador de Curitiba, organizado pela Federação Paranaense de Futebol, em 1994. Entre os grandes títulos estão os títulos de 2008 e 2009 e a Taça Paraná de 2009, além de golear o Nós Travamos de São Paulo na Copa Kaiser Nacional em 2008, em plena São Paulo, por 4 a 0. Foi o fim daquela década e o começo da atual o período de maior glória do Azulão.

 

Quadro comemorativo do título da Copa Kaiser Brasil, o título nacional do Urano

Quadro comemorativo do título da Copa Kaiser Brasil, o título nacional do Urano

 

Nos últimos anos, os resultados foram mais modestos, com a equipe chegando a flertar com o rebaixamento para a Segundona da Suburbana, como no ano passado. “Sempre disse aos presidentes anteriores que o Urano ficaria em uma fase mais estável. Gastamos muito de nossas finanças para ficar naquele patamar e agora tivemos cinco anos para colocar casa em ordem para poder alavancar de novo. Talvez não ainda neste ano, mas no ano que vem voltar ao nosso patamar que é brigar pelo primeiro lugar”, disse o novo presidente do clube, Antônio Gonzaga, que assumiu há pouco mais de um mês.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Futebol Alternativo, Metrópole adentro

Uma resposta para “Como um time amador se prepara para a temporada – Parte 1 – Conhecendo o Urano

  1. Pingback: Confira toda a série sobre a preparação de um time para a Suburbana | Futebol Metrópole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s