Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Foz do Iguaçu

10-Foz

Hoje, no Futebol Metrópole, na última parte do Guia das Cidades do Paranaense 2015, Foz do Iguaçu, grande destino turístico brasileiro e que viu seu time confirmado quase de última hora na elite do Paranaense 2015.

Foz do Iguaçu fica no Extremo Oeste do Paraná e faz fronteira com Paraguai e a Argentina. A cidade tem como data de fundação 10 de junho de 1914, mas tem história que remonta ainda ao século XVI. Após pelo menos 6 mil anos com vários grupos sucedendo-se pela região, os últimos sendo os caingangues, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1572, tornou-se, guiado pelos indígenas, o primeiro europeu a chegar às Cataratas do Iguaçu e alcançar o Paraguai. Só em 1881 que os primeiros colonos chegaram à região e em 1897 um quartel foi erguido. Iguassu virou vila do município de Guarapuava em 1910 e em 1914 se emancipou, virando Foz do Iguaçu em 1918. A cidade tem atualmente 263.467 habitantes, sendo a sétima maior do Paraná.

A economia de Foz de Iguaçu gira em torno de dois pilares: turismo e eletricidade. A eletricidade é devido a ser sede da maior usina hidroelétrica do mundo, Itaipu. O turismo é catapultado pelo Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1916 por sugestão do inventor Santos Dumont, e pela proximidade com Paraguai e Argentina, locais de compras, sendo a nação de Maradona possuidora de cassinos.

Estádio notável

ABCFoz

Estádio do ABC

O estádio que o Foz manda seus jogos não é dele e nem é público. Pertence ao ABC Futebol Clube, que disputa campeonatos amadores e é o mais antigo da cidade, fundado em 12 de setembro de 1915. É na verdade o terceiro estádio que o clube construiu. O atual foi inaugurado em 1980 após ter tido a compra da área formalizada em 1976. Já foi local de treinos da seleção brasileira quando jogou na vizinha Ciudad Del Este, Paraguai, e também foi local de treinamento da seleção da Coreia do Sul na última Copa do Mundo. A capacidade atual é de 12.565 lugares.

O time da cidade

foz

O Foz do Iguaçu Futebol Clube foi fundado em 9 de fevereiro de 1996. Já esteve na elite estadual no final da década passada e nesta temporada retorna após ter sido o terceiro colocado na Divisão de Acesso e herdado a vaga do desistente Arapongas. O time é conhecido com o Azulão da Fronteira e tem como mascote um quati.

Se no passado teve parceria com o Coritiba, o parceiro da vez é o Atlético, que cedeu jogadores como Maycon Canário, Erwin e Carlão. A contratação de maior impacto foi o goleiro Edson Bastos, que nasceu na cidade e nunca tinha defendido um time de sua terra natal. Outro conhecido do futebol brasileiro é o centroavante Negreiros (ex-Flamengo e Coritiba), que chegou como diretor de futebol mas, devido à falta de camisa 9, desaposentou as chuteiras e voltou a jogar. Além deles, destaque para os experientes Thiago Henrique e Safira, o craque de todas as torcidas, um dos jogadores que mais defendeu times diferentes no Campeonato Paranaense. O técnico é Edison Borges, ex-auxiliar do Coritiba.

Este Foz (tivemos outros três no passado) esteve na elite em 2009 e, naquele ano, o artilheiro da equipe, que foi rebaixada, foi o atacante Cleiton Mineiro, com quatro gols. A equipe tem seus dois principais artilheiros do Acesso no elenco: o atacante Thiago Henrique, vice-artilheiro com sete gols, e o meia Safira, quarto colocado com quatro.

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Metrópole adentro

Uma resposta para “Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Foz do Iguaçu

  1. Pingback: Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Índice | Futebol Metrópole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s