Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Cascavel

9-Cascavel

Hoje, no Futebol Metrópole, na penúltima parte do nosso Guia das Cidades do Paranaense 2015, Cascavel, cidade bastante jovem e que tem o único estreante na elite paranaense neste ano, o FC Cascavel, o quarto time diferente da cidade ao levar o nome dela.

Cascavel se emancipou de Foz do Iguaçu em 14 de novembro de 1951, mas a ocupação da cidade faz parte de vários momentos: a missão de Ciudad Real del Guayrá, o tropeirismo e quando, já no século XX, uma área no atual bairro de Cascavel Velho foi arrendada para colonização e lá foi construído um armazem. A vila foi oficializada em 1936 pela Prefeitura de Foz do Iguaçu já com o nome de Cascavel, vindo da história de que colonizadores haviam encontrado um ninho cheio de cobras próximo à vila. Depois virou distrito em 1938, tornando-se município em 1951. É hoje a quinta maior cidade do Paraná, com 309.259 habitantes, segundo a projeção de 2014 do IBGE.

A principal atividade econômica de Cascavel é o agronegócio, com destaque para a soja e a suinocultura. No setor de indústria e serviços, destaque para a metalurgia, confecções e atacado.

Estádios notáveis

Estádio Municipal Amadores Theodoro Colombelli (Ninho da Cobra)

Estádio Municipal Amadores Theodoro Colombelli (Ninho da Cobra)

Era no Ninho da Cobra onde os times de Cascavel mandavam seus jogos antes da construção do Olímpico Regional. Foi ali, pelo Paranaense de 1980, que depois veio a acabar em cai-cai do Cascavel EC, que o goleiro Zico, um dos maiores ídolos do futebol local, fez um gol de goleiro sobre Joel Mendes, na ida daquela decisão. Passou a ser casa do futebol amador após a construção do novo estádio, em 1982, mas chegou a ser usado algumas vezes pelo FC Cascavel nas divisões de baixo do Paranaense.

Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto

Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto

Inaugurado em 10 de novembro de 1982 é um dos últimos estádios gigantes dos anos 60, 70 e 80. Chegou a receber 45 mil pessoas, mas a capacidade atual é de 28.125 torcedores. Foi casa de: Cascavel EC, Cascavel FC, Cascavel EC (outro) e Sorec (Sociedade Operária Recreativa Esportiva Cascavel). Atualmente recebe jogos do Cascavel CR (que está na Terceirona e foi o último representante da cidade na elite) e do estreante FC Cascavel. Notem que todos os times se chamam Cascavel de alguma forma.

O time da cidade

ESCUDO-FC_CASCAVEL

O FC Cascavel foi fundado em 23 de janeiro de 2008 pelo pentacampeão Juliano Belletti, que é natural da cidade. Profissionalizado em 2009, conseguiu ser promovido à Segundona ao ser vice-campeão da Segundona. Seguiu buscando o acesso, mas sem sucesso. Em 2012, o clube se licenciou e Belletti, alegando falta de apoio, deixou a equipe. Reorganizada em 2013, com novas cores, diretoria e escudo, o FC Cascavel venceu a Terceirona. Em 2014, foi a vez de vencer a Segundona e finalmente se credenciar á estreia na elite.

Para o Paranaense, chegaram dois reforços com passagens pela capital. O primeiro é o lateral-direito Márcio Gabriel, ex-Coritiba, e que estava no Pelotas. O segundo é o atacante Henrique Dias (jogou a Libertadores de 2007 pelo Paraná e fez gols do título da Série B de 2007 e do Paranaense de 2008 pelo Coritiba), que estava no CRB. De peças bem conhecidas, o time manteve o atacante Jorge Preá (ex-Palmeiras e Atlético e que jogou o último paranaense pelo Operário). O técnico do time é Paulo Foiani, ex-volante do Coritiba.

Por ser um clube jovem, o FC Cascavel tem dois jogadores que podem carregar o status de lenda que têm a mesma idade, 37 anos, ligação com a cidade e estão no time. Lá atrás, o zagueiro Cristiano Ávalos, que esteve no time do acesso, nasceu na cidade, e tem times como Paraná e Santos no currículo. Outro é o meia Irineu, que nasceu em Céu Azul, é o capitão da equipe, e teve passagem pelo outro time atual da cidade, o Cascavel CR, com sucesso.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Metrópole adentro

Uma resposta para “Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Cascavel

  1. Pingback: Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Índice | Futebol Metrópole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s