Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Prudentópolis

5-Prude

Hoje, no Futebol Metrópole, na quarta parte de nosso Guia das Cidades do Paranaense 2015, Prudentópolis, cidade do campeonato com menos habitantes e casa do Prudentópolis, clube que deixou de ser o caçula da elite e quer surpreender de novo.

Prudentópolis tem segundo o censo de 2010 do IBGE, 49.016 habitantes. A cidade se emancipou em 12 de agosto de 1906 e tem este nome por causa do presidente Prudente de Morais. A formação da cidade tem duas etapas principais. Na primeira, terras foram doadas para a construção de uma capela. A segunda, entre 1896 e 1920 foi a imigração ucraniana, sendo que 80% da população do município tem essa origem, o que faz da cidade o município mais ucraniano do Brasil.

A cidade fica em região serrana, na divisa entre o 2.º e o 3.º Planaltos do Paraná. Por isso, tem várias nascentes e, por consequência, mais de uma centena de cachoeiras, muitas com mais de 100 metros de alturas, o que dá o título de Terra das Cachoeiras Gigantes. Além das belezas naturais, o turismo de Prudentópolis também ganha com o folclore ucraniano. A cidade também é a maior produtora brasileira de Cracóvia (salame típico ucraniano) e de feijão preto.

Estádio notável

NewtonAgibert

Estádio Newton Agibert

O Estádio Newton Agibert é relativamente novo. Foi inaugurado em 1987. Teve capacidade para 5 mil pessoas, mas atualmente, segundo Cadastro Nacional de Estádios, serve para 3,5 mil torcedores, o que é mais que suficiente para uma cidade com um pouco menos de 50 mil habitantes. Pertence à Prefeitura Municipal de Prudentópolis.

O time da cidade

Prude

O Prudentópolis Futebol Clube foi fundado em 1.º de setembro ainda com o nome de Serrano Centro-Sul, o que faz dele o segundo mais jovem clube deste campeonato. Sob o antigo nome, foi campeão da Terceirona Paranaense em 2008, da Segundona em 2009 e disputou o Paranaense de 2010, sendo rebaixado. Em 2013, passou a levar o nome da cidade e mudou o escudo, que agora tem referências ao bordado ucraniano e às cachoeiras da região. Com o novo nome, foi vice-campeão da Segundona e ano passado foi quadrifinalista do Paranaense, credenciando à disputa do Título do Interior, que foi conquistado. O Prudentópolis Futebol Clube não deve e não pode ser confundido com o antigo Prudentópolis Esporte Clube, que chegou a disputar a Copa do Brasil durante seus anos de existência.

Se no ano passado, o time era comandado por dois treinadores, este ano, apenas um deles ficou, Joel Preissner. Muitos jogadores de 2014 se mantiveram na equipe, como os laterais Luizinho, destaque da equipe, e Biro. Por outro lado, alguns jogadores mais experientes vieram para somar, como o zagueiro Robenval, campeão paranaense pelo Paranavaí em 2007, e o meia Alex Ricardo.

Por ser um clube extremamente jovem, o Prudentópolis não sedimentou perfeitamente seus ídolos. Por outro lado, um jogador com muita história no futebol brasileiro e até mundial (atuou no futebol espanhol) passou pelas fileiras da equipe ainda quando se chamava Serrano. Estamos falando do atacante Renaldo, que teve o Tigre das Cachoeiras como um de seus últimos times como profissional durante o Paranaense de 2010. Renaldo tem no currículo os três times da capital, além de passagem pelo Atlético Mineiro (onde foi artilheiro do Brasileirão de 1996), Corinthians, Palmeiras e La Coruña, como momentos marcantes da carreira.

 

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Metrópole adentro

2 Respostas para “Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Prudentópolis

  1. Pingback: Guia das Cidades – Paranaense 2015 – Índice | Futebol Metrópole

  2. Carlos Alexandre Castanha

    Vale ressaltar que o Prude não é o mesmo Prude de Liédson, Messias, etc.
    E quando ainda era Serrano, disputou a Recopa Sul-Brasileira de 2009, onde acabou ficando em segundo lugar ao ser derrotado pelo Joinville pelo o placar de 3×2.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s