Alguns números da Série B que se encerrou

Existe muitos números além dos que resultaram nestas posições finais

Existem muitos números além dos que resultaram nestas posições finais

 

Espero primeiro que isto vire costume ao fim de competições ou fases de pontos corridos: uma análise breve dos números e comparações com anos anteriores das competições, quando os regulamentos são os mesmos. É importante compreender tem um termo chamado média inglesa, que serve de referência para ver o quanto é equilibrada uma competição de pontos corridos e que será usado em várias oportunidades por aqui. O Ubiratan Leal explica direitinho num post de 2003 no Balípodo. Numa competição com 20 times, a média inglesa é 76 e sempre usarei este número como referência para a Série A e a Série B. Vamos aos números da Série B que teve sua última rodada neste sábado (29) com o título do Joinville e a definição dos últimos promovidos e rebaixados.

Equilíbrio

Com 70 pontos, abaixo da média inglesa, o Joinville foi campeão. O que significa? Significa que o campeonato é equilibrado e que os 76 pontos seria uma meta segura para ser campeão com sobras neste ano.

Seria insuficiente alguma vez na Série B?

A Série B é disputada desde 2006 em pontos corridos. Em quatro oportunidades,  Corinthians (85 pontos em 2008), Portuguesa (81 pontos em 2011), Palmeiras (79 pontos em 2013)  e Goiás (78 pontos em 2012), a marca foi superada. O Vasco (2009) fez exatamente 76 pontos. Logo, em mais da metade das vezes anteriores não seria suficiente.

Não superou o Coritiba

Com 70 pontos, o Joinville foi o segundo campeão da Série B em pontos corridos com menos pontos marcados. O recordista é o Coritiba de 2007, que levantou a taça com 69.

Não daria em 2012

Os 70 pontos do Joinville seriam insuficientes para o acesso em 2012. O Vitória foi o quarto colocado naquela oportunidade com 71 pontos e uma vitória a mais que o São Caetano, que ficou de fora.

Empatador da Gama

O Vasco decepcionou ao ficar apenas em terceiro lugar, longe da briga pelo título, o que seria esperado para o único time do G12 disputante da competição. Boa parte da culpa está no elevado número de empates, 15, liderando esta estatística no campeonato. O Gigante da Colina foi também, junto com a vice-campeã Ponte Preta, o time que menos perdeu, com apenas sete derrotas. O campeão Joinville perdeu dez vezes.

Crucificados pelo Sistema Bruto

Se não fosse a punição por escalação irregular que tirou seis pontos, o América-MG teria subido com sobras. Com a punição, ficou com 61 pontos, um a menos que o quarto colocado Avaí. Sem a punição, o Coelho Mineiro teria 67 pontos e terminaria em terceiro lugar, empurrando o Vasco para quarto e o Avaí para fora do G4.

Os 62 pontos do Avaí…

… não seriam suficientes nos seguintes anos que tiveram as seguintes linhas de corte: 2008 (63), 2009 (65), 2010 (63) e 2012 (71).

Lusa no pódio negativo da história

Os 25 pontos da lanterna Portuguesa foram o terceiro pior desempenho de um time na história da Série B de pontos corridos. Só supera os 24 pontos do CRB de 2008 e os 17 do Duque de Caxias de 2011.

Número mágico

Muitos treinadores consideram 45 pontos quase sempre suficientes para salvar um time do rebaixamento. Neste caso, seriam suficientes, pois o time com mais pontos a ser rebaixado nesta edição foi o América-RN, com 43 pontos e uma vitória a mais que o Icasa, que veio logo abaixo.

Terceira mais baixa

Os 43 pontos do primeiro rebaixado foram a terceira menor marca da história da Série B em pontos corridos. Apenas superior aos 42 pontos de 2012 e os 41 pontos de 2013. Sinal que os últimos anos estiveram entre os mais polarizados na ponta de baixo da tabela.

Anúncios

11 Comentários

Arquivado em Numeralhas

11 Respostas para “Alguns números da Série B que se encerrou

  1. Pingback: Numeralhas da 1.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  2. Pingback: Numeralhas da 2.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  3. Pingback: Numeralhas da 3.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  4. Pingback: Numeralhas da 4.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  5. Pingback: Numeralhas da 5.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  6. Pingback: Numeralhas da 6.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  7. Pingback: Numeralhas da 7.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  8. Pingback: Numeralhas da 8.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  9. Pingback: Numeralhas da 9.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  10. Pingback: Numeralhas da 10.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

  11. Pingback: Numeralhas da 11.ª Rodada do Paranaense | Futebol Metrópole

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s